Setembro Amarelo: ROTARY alerta ao suicídio

Postado em: 19 de Setembro de 2018 por Rotary Club de Uberaba-Portal do Cerrado

“O suicídio não significa coragem e nem covardia. Significa desespero. E essas pessoas precisam de ajuda.” O alerta foi feito pela psicóloga e mestre em Psicologia Clínica , Vera Lucia Dias, durante palestra nesta quarta-feira aos sócios do ROTARY CLUB DE UBERABA PORTAL DO CERRADO, presidido por Daniela Emília Mesquita Dutra. Segundo explicou a psicóloga, todos devem ficar atentos aos sinais emitidos por pessoas que conhecemos e que podem estar pensando em suicídio.

“Devemos também desconstruir alguns mitos. Quem fala em se suicidar, pode sim fazer isso. Também não se trata apenas de “transtornos” mentais. Quem tentou uma vez , tende a tentar novamente. Quem se diz, perdedor, que fala que gostaria de morrer, quem dá indícios que está planejando e se organizando para isso, deve contar com o apoio para que o pior seja evitado”, alerta.

Especialista em Saúde Pública pela UNAERP , Terapeuta das Perdas e Luto, Ex-coordenadora do SAMU ,  a psicóloga Vera Lúcia Dias chamou a atenção também para os suicidas indiretos, pessoas que começam a abusar do álcool e outras drogas, a viver situações de risco. Da mesma forma necessitam apoio urgente.

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. No Brasil, um por hora. O problema é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na véspera do Dia de Prevenção do Suicídio, lembrado  dia 10.

Vera Lucia Dias disponibiliza a página de facebook @renovare-cemae , o Whastapp 34 9 9256 3453 para pessoas que necessitam mais orientações. Recomenda ainda o CVV  pelo site /www.cvv.org.br/  ou telefone 188.

 

 

Localizar site dos clubes